BUSCAPE

sábado, 15 de dezembro de 2012

DANÇA

História da Dança 
 
Na história da dança, pode-se verificar que ela é uma das maneiras encontradas pelo ser humano de expressar sua arte e movimentos. Ainda na Pré História, a dança e a música eram usadas para representar situações e muitas delas ficaram registradas nas paredes de cavernas rupestres.

danças-típicas


Benefícios da dança para o corpo e a mente
Já está mais que provado que dançar reduz o estresse, aumenta a disposição, tonifica e define os músculos, além de queimar calorias tanto quanto caminhar ou andar de bicicleta. Pesquisas revelam que a dança pode combater a timidez e até mesmo a depressão. Isto porque dançar promove a auto-estima, trazendo alegria e maior disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia. O mais interessante é que, ao contrário de algumas atividades físicas, qualquer pessoa pode dançar, não existem restrições, nem mesmo de idade. Claro que os passos devem ser adaptados às limitações físicas de cada um, mas não existe impedimento.
“A dança, como atividade física, libera endorfina, substância relacionada ao prazer”.  “Ninguém dança de cara fechada e, normalmente, termina a atividade mais alegre. É um exercício que interliga mente e corpo”.
BEM-ESTARFORÇAdanca_siteFLEXIBILIDADE
RESISTÊNCIA

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PRIMEIROS SOCORROS E URGÊNCIAS


Queimaduras
As queimaduras são lesões freqüentes e a quarta causa de morte por trauma. Mesmo quando não levam a óbito, as queimaduras severas produzem grande sofrimento físico e requerem tratamento que dura meses, até anos. Seqüelas físicas e psicológicas são
comuns. Pessoas de todas as faixas etárias estão sujeitas a queimaduras, mas as crianças são vítimas freqüentes, muitas vezes por descuido dos pais ou responsáveis. O atendimento definitivo aos grandes queimados deve ser feito preferencialmente em centros especializados.

Classificação das Queimaduras
As queimaduras se classificam de acordo com a causa, profundidade, extensão, localização e gravidade.

Queimaduras
As queimaduras são lesões freqüentes e a quarta causa de morte por trauma. Mesmo quando não levam a óbito, as queimaduras severas produzem grande sofrimento físico e requerem tratamento que dura meses, até anos. Seqüelas físicas e psicológicas são
comuns. Pessoas de todas as faixas etárias estão sujeitas a queimaduras, mas as crianças são vítimas freqüentes, muitas vezes por descuido dos pais ou responsáveis. O atendimento definitivo aos grandes queimados deve ser feito preferencialmente em centros especializados.

Classificação das Queimaduras
As queimaduras se classificam de acordo com a causa, profundidade, extensão, localização e gravidade.

Emergências Produzidas pelo Frio Ambiental
1. Lesões Localizadas
Temperaturas próximas ou abaixo do ponto de congelamento podem produzir isquemia tecidual, congelamento e, assim, lesões teciduais.
Áreas mais comumente afetadas: dedos, mãos, pés, face e orelhas.
A pele se apresenta acinzentada ou amarelada e fria; a vítima se queixa de dor ou amortecimento local; as lesões mais profundas deixam a pele com aspecto de cera; dor e amortecimento desaparecem, porque as terminações nervosas estarão lesadas. Lesões superficiais podem ser tratadas por reaquecimento, colocando a região atingida em contato com superfície corporal aquecida. Lesões profundas só devem ser reaquecidas em ambiente hospitalar. Estas são raras em nosso meio.
2. Hipotermia
Hipotermia é o resfriamento generalizado do organismo, que ocorre pela exposição a temperaturas baixas mas acima do ponto de congelamento. Ocorre rapidamente, sendo mais comum seu desenvolvimento gradual. A transferência de calor corporal é 25 vezes mais rápida em meio líquido que no ar; daí a hipotermia se desenvolver mais rapidamente em vítimas imersas em ambiente líquido, como um rio de água fria, por exemplo. A severidade da hipotermia é proporcional ao tempo de exposição ao frio. Crianças, principalmente recém-nascidas, e idosos são mais propensos a apresentar hipotermia. Outras vítimas com facilidade de apresentar hipotermia são as alcoolizadas, as desagasalhadas, as desnutridas, as queimadas e as com alterações da consciência.

Hidroginástica na terceira idade

A população de faixa etária de 60 anos ou mais é o grupo que apresenta um maior crescimento populacional, isso de dá por conta da longevidade e qualidade de vida com que esta população está vivendo. A hidroginástica nesta faixa etária contribui para uma melhor qualidade de vida, sendo uma atividade física benéfica tanto para a saúde mental como também para a saúde física de quem a pratica. Através de exercícios físicos é possível encontrar uma boa qualidade de vida, além de uma alimentação equilibrada e um bom relacionamento familiar.
A vida pode ser um desafio para os idosos, principalmente para os inativos, os quais sofrem de doenças crônicas. Por isso, atualmente o exercício físico é considerado um tratamento de prevenção, principalmente para as doenças do coração e diabetes, melhorando assim a expectativa de vida. A prática de exercícios físicos contribui para a manutenção das capacidades funcionais como, por exemplo, andar e agachar e, ainda ajuda a diminuir os riscos causados por uma vida sedentária. Para as pessoas que se encontram na faixa etária da meia idade e praticam algum tipo de atividade física regulamente correram menos risco de virem a sofrer de limitações físicas quando chegarem à velhice. A hidroginástica torna o idoso mais apto e saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida por conta dos benefícios que oferece.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012


O homem vem tirando da terra desde os primórdios seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está sendo perdida, para muitos o solo de onde o seu alimento é tirado é apenas terra, pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação, (FRISK, 2008)Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Fato este, que não está longe da nossa realidade. E no intuito de permitir uma discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, equilibrada e sua relação com o exercício físico, os professores Edielson Mendes (Educação Física) e Elma Nunes (Ecologia e Meio Ambiente), tiveram a iniciativa de resgatarem este contato com a terra. No objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários sobre a importância da mesma para a saúde, meio ambiente e economia.









quarta-feira, 5 de setembro de 2012

domingo, 19 de junho de 2011

Praticas pedagógicas e TIC

Este foi um trabalho solicitado na aula Praticas pedagógicas e TIC com integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

Sequência Didática
HIGIENE PESSOAL

Professores: Edielson Mendes e Vandicleia Carvalho

Objetivos específicos:
#Informar e refletir sobre a importância dos hábitos de higiene;
#Reconhecer que para mantermos a nossa saúde precisamos tomar certos cuidados com o corpo;
#Obter métodos de prevenção de doenças causadas pela falta de higiene.

Conteúdos associados:
#O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene;
#Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer sobre a higiene pessoal;
#Medidas de práticas de higiene corporal;
#Respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.

Procedimentos:
1ª aula:
1º momento
Iniciar a aula com a leitura do texto “Higiene Pessoal”
(AMADEI, 209) para refletir e informar os alunos da importância
de uma boa higiene corporal e ambientá-los acerca do assunto
que será estudado.
Comentar o texto com os alunos
Questionamentos: (escrever no quadro )
O que você entende por higiene?
Para você qual é a importância do sabonete na hora do banho?
O que pode acontecer com uma pessoa que não tem higiene
pessoal?
2º momento
Distribuir o texto “Asseio Corporal” (CRUZ, 2001, pág: 185,186). Solicitar que os alunos façam uma leitura silenciosa e encontre as respostas dos questionamentos acima grifando e após abrir uma discussão.

2ª aula:
1º momento
Retomar o assunto “Higiene pessoal” com os seguinte questionamentos;
O que é causado pela falta de higiene?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
2º momento
Utilizar o vídeo ”Higiene Pessoal” (SANTOS, 2011. socializar o entendimento do vídeo fazendo uma reflexão respondendo as seguintes questões.
Que hábitos de higiene você possui?
Quais hábitos precisam ser melhorados em você?
Qual a função do banho?
O que deve ser feito para evitar cheiro desagradáveis?
O que deve ser feito para evitar a cárie dentária?
Quais hábitos de higiene devemos possuir para ter uma boa saúde?
Produzir um texto a partir dos questionamentos e do entendimento obtido com o vídeo.

3ª aula:
Dividir a classe em grupos de três componentes. Solicitar que cada grupo produza um pequeno texto para postar nos blogs “educacaofisica-saude.blogspot.com” e “vandicleiacarvalho.blogspot.com”.
Encaminhá-los até o infocentro da escola e orientá-los como é feita a postagem.

RECURSOS:
Televisão pendirve, computador conectado à internet, caderno, caneta, papel, quadro branco e pincel para quadro branco.

AVALIAÇÃO:
Durante o transcorrer das aulas serão observados os seguintes critérios: a interação do aluno no grupo, a participação, a execução das tarefas propostas, a criatividade e o posicionamento da classe em relação aos colegas.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Geci - "Vermelho como o Céu"

Mostrou a história de um garoto diferente, pois, além de ter conhecimento real dos objetos e das coisas pelo fato de não ser cego de nascença, ele tinha uma “visão diferente”, um modo de pensar como nenhum outro e muita criatividade. Ele mostrou para os colegas que aquela deficiência não significava que eles não pudessem fazer além daquilo que era imposto.
No início do filme observei o preconceito do próprio Micro em não aceitar sua condição, é o que acontece com muitas pessoas que tem algum tipo de necessidades especiais. Com o tempo Micro aos poucos passou a desenvolver sua personalidade começou a estimular sua percepção, levar sua integração ao grupo e obteve grande destaque nos trabalhos proposto pelo seu professor.
Esse filme também está relacionado com a nossa maneira de pensar e agir, e esquecemos muitas vezes de ouvir o próximo, conhecer seus pontos de vista, o que ele precisa, o que gosta. Um bom profissional deve explorar as características próprias e especificas desses indivíduos, mas para isto, deve ser preparado, ter investimento na área, também infra-estrutura para que possam conseguir resultados satisfatórios.