BUSCAPE
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
domingo, 19 de junho de 2011
Praticas pedagógicas e TIC
Este foi um trabalho solicitado na aula Praticas pedagógicas e TIC com integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Sequência Didática
HIGIENE PESSOAL
Professores: Edielson Mendes e Vandicleia Carvalho
Objetivos específicos:
#Informar e refletir sobre a importância dos hábitos de higiene;
#Reconhecer que para mantermos a nossa saúde precisamos tomar certos cuidados com o corpo;
#Obter métodos de prevenção de doenças causadas pela falta de higiene.
Conteúdos associados:
#O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene;
#Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer sobre a higiene pessoal;
#Medidas de práticas de higiene corporal;
#Respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.
Procedimentos:
1ª aula:
1º momento
Iniciar a aula com a leitura do texto “Higiene Pessoal”
(AMADEI, 209) para refletir e informar os alunos da importância
de uma boa higiene corporal e ambientá-los acerca do assunto
que será estudado.
Comentar o texto com os alunos
Questionamentos: (escrever no quadro )
O que você entende por higiene?
Para você qual é a importância do sabonete na hora do banho?
O que pode acontecer com uma pessoa que não tem higiene
pessoal?
2º momento
Distribuir o texto “Asseio Corporal” (CRUZ, 2001, pág: 185,186). Solicitar que os alunos façam uma leitura silenciosa e encontre as respostas dos questionamentos acima grifando e após abrir uma discussão.
2ª aula:
1º momento
Retomar o assunto “Higiene pessoal” com os seguinte questionamentos;
O que é causado pela falta de higiene?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
2º momento
Utilizar o vídeo ”Higiene Pessoal” (SANTOS, 2011. socializar o entendimento do vídeo fazendo uma reflexão respondendo as seguintes questões.
Que hábitos de higiene você possui?
Quais hábitos precisam ser melhorados em você?
Qual a função do banho?
O que deve ser feito para evitar cheiro desagradáveis?
O que deve ser feito para evitar a cárie dentária?
Quais hábitos de higiene devemos possuir para ter uma boa saúde?
Produzir um texto a partir dos questionamentos e do entendimento obtido com o vídeo.
3ª aula:
Dividir a classe em grupos de três componentes. Solicitar que cada grupo produza um pequeno texto para postar nos blogs “educacaofisica-saude.blogspot.com” e “vandicleiacarvalho.blogspot.com”.
Encaminhá-los até o infocentro da escola e orientá-los como é feita a postagem.
RECURSOS:
Televisão pendirve, computador conectado à internet, caderno, caneta, papel, quadro branco e pincel para quadro branco.
AVALIAÇÃO:
Durante o transcorrer das aulas serão observados os seguintes critérios: a interação do aluno no grupo, a participação, a execução das tarefas propostas, a criatividade e o posicionamento da classe em relação aos colegas.
Sequência Didática
HIGIENE PESSOAL
Professores: Edielson Mendes e Vandicleia Carvalho
Objetivos específicos:
#Informar e refletir sobre a importância dos hábitos de higiene;
#Reconhecer que para mantermos a nossa saúde precisamos tomar certos cuidados com o corpo;
#Obter métodos de prevenção de doenças causadas pela falta de higiene.
Conteúdos associados:
#O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene;
#Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer sobre a higiene pessoal;
#Medidas de práticas de higiene corporal;
#Respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.
Procedimentos:
1ª aula:
1º momento
Iniciar a aula com a leitura do texto “Higiene Pessoal”
(AMADEI, 209) para refletir e informar os alunos da importância
de uma boa higiene corporal e ambientá-los acerca do assunto
que será estudado.
Comentar o texto com os alunos
Questionamentos: (escrever no quadro )
O que você entende por higiene?
Para você qual é a importância do sabonete na hora do banho?
O que pode acontecer com uma pessoa que não tem higiene
pessoal?
2º momento
Distribuir o texto “Asseio Corporal” (CRUZ, 2001, pág: 185,186). Solicitar que os alunos façam uma leitura silenciosa e encontre as respostas dos questionamentos acima grifando e após abrir uma discussão.
2ª aula:
1º momento
Retomar o assunto “Higiene pessoal” com os seguinte questionamentos;
O que é causado pela falta de higiene?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
2º momento
Utilizar o vídeo ”Higiene Pessoal” (SANTOS, 2011. socializar o entendimento do vídeo fazendo uma reflexão respondendo as seguintes questões.
Que hábitos de higiene você possui?
Quais hábitos precisam ser melhorados em você?
Qual a função do banho?
O que deve ser feito para evitar cheiro desagradáveis?
O que deve ser feito para evitar a cárie dentária?
Quais hábitos de higiene devemos possuir para ter uma boa saúde?
Produzir um texto a partir dos questionamentos e do entendimento obtido com o vídeo.
3ª aula:
Dividir a classe em grupos de três componentes. Solicitar que cada grupo produza um pequeno texto para postar nos blogs “educacaofisica-saude.blogspot.com” e “vandicleiacarvalho.blogspot.com”.
Encaminhá-los até o infocentro da escola e orientá-los como é feita a postagem.
RECURSOS:
Televisão pendirve, computador conectado à internet, caderno, caneta, papel, quadro branco e pincel para quadro branco.
AVALIAÇÃO:
Durante o transcorrer das aulas serão observados os seguintes critérios: a interação do aluno no grupo, a participação, a execução das tarefas propostas, a criatividade e o posicionamento da classe em relação aos colegas.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Geci - "Vermelho como o Céu"
Mostrou a história de um garoto diferente, pois, além de ter conhecimento real dos objetos e das coisas pelo fato de não ser cego de nascença, ele tinha uma “visão diferente”, um modo de pensar como nenhum outro e muita criatividade. Ele mostrou para os colegas que aquela deficiência não significava que eles não pudessem fazer além daquilo que era imposto.
No início do filme observei o preconceito do próprio Micro em não aceitar sua condição, é o que acontece com muitas pessoas que tem algum tipo de necessidades especiais. Com o tempo Micro aos poucos passou a desenvolver sua personalidade começou a estimular sua percepção, levar sua integração ao grupo e obteve grande destaque nos trabalhos proposto pelo seu professor.
Esse filme também está relacionado com a nossa maneira de pensar e agir, e esquecemos muitas vezes de ouvir o próximo, conhecer seus pontos de vista, o que ele precisa, o que gosta. Um bom profissional deve explorar as características próprias e especificas desses indivíduos, mas para isto, deve ser preparado, ter investimento na área, também infra-estrutura para que possam conseguir resultados satisfatórios.
No início do filme observei o preconceito do próprio Micro em não aceitar sua condição, é o que acontece com muitas pessoas que tem algum tipo de necessidades especiais. Com o tempo Micro aos poucos passou a desenvolver sua personalidade começou a estimular sua percepção, levar sua integração ao grupo e obteve grande destaque nos trabalhos proposto pelo seu professor.
Esse filme também está relacionado com a nossa maneira de pensar e agir, e esquecemos muitas vezes de ouvir o próximo, conhecer seus pontos de vista, o que ele precisa, o que gosta. Um bom profissional deve explorar as características próprias e especificas desses indivíduos, mas para isto, deve ser preparado, ter investimento na área, também infra-estrutura para que possam conseguir resultados satisfatórios.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Educador reflexivo
As mudanças tecnologicas tem provocado profundas reflexóes sobre a prática do professor no ambiente escolar o que faz sair do rotineiro e planeje aulas mais dinâmicas e atrativas de forma que exigir dessa profissional uma mudança significativa a respeito do uso de computadores, tecnologias digitais e dos jogos na sua sala de aula.
Um professor atento a sua prática pedagógica precisa selecionar e incluir em suas atividade, materiais que façam os alunos a desenvolverem seus pensamentos logicos, ampliarem o vocabulário e linguagem e que estimulem a criatividade e interação respeitando os limites de cada um.
Os jogos e os recursos digitais podem ajudar o aluno a construir essas descobertas. Entretanto, não precisa uma enormr quantidade de jogos por exemplo, e sim educadores reflexivos que saibam salecionar, construir com seus alunos e utilizar esses recursos de forma adequada oportunizando descobertas e exploração.
Um professor atento a sua prática pedagógica precisa selecionar e incluir em suas atividade, materiais que façam os alunos a desenvolverem seus pensamentos logicos, ampliarem o vocabulário e linguagem e que estimulem a criatividade e interação respeitando os limites de cada um.
Os jogos e os recursos digitais podem ajudar o aluno a construir essas descobertas. Entretanto, não precisa uma enormr quantidade de jogos por exemplo, e sim educadores reflexivos que saibam salecionar, construir com seus alunos e utilizar esses recursos de forma adequada oportunizando descobertas e exploração.
Reflexão
A FORMIGA E A POMBA
Uma formiga foi à margem do rio para beber água, e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha, e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga, subiu na folha, e flutuou com segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros, veio por baixo da árvore, e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha, e isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
quinta-feira, 31 de março de 2011
PEDAGOGIA E TIC
A atividade Pedagogia e TIC veio nos mostrar como o uso da linguagem cinematográfica pode estimular nossos alunos a participarem mais ativamente do processo de ensino aprendizagem.
Essa linguagem é apenas mais um recurso num universo que cresce e se desenvolve tanto quanto o mundo tecnológico e que deve ser aproveitado de forma intensa pelos educadores.
Assinar:
Postagens (Atom)
