As mudanças tecnologicas tem provocado profundas reflexóes sobre a prática do professor no ambiente escolar o que faz sair do rotineiro e planeje aulas mais dinâmicas e atrativas de forma que exigir dessa profissional uma mudança significativa a respeito do uso de computadores, tecnologias digitais e dos jogos na sua sala de aula.
Um professor atento a sua prática pedagógica precisa selecionar e incluir em suas atividade, materiais que façam os alunos a desenvolverem seus pensamentos logicos, ampliarem o vocabulário e linguagem e que estimulem a criatividade e interação respeitando os limites de cada um.
Os jogos e os recursos digitais podem ajudar o aluno a construir essas descobertas. Entretanto, não precisa uma enormr quantidade de jogos por exemplo, e sim educadores reflexivos que saibam salecionar, construir com seus alunos e utilizar esses recursos de forma adequada oportunizando descobertas e exploração.
BUSCAPE
terça-feira, 10 de maio de 2011
Reflexão
A FORMIGA E A POMBA
Uma formiga foi à margem do rio para beber água, e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha, e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga, subiu na folha, e flutuou com segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros, veio por baixo da árvore, e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha, e isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
quinta-feira, 31 de março de 2011
PEDAGOGIA E TIC
A atividade Pedagogia e TIC veio nos mostrar como o uso da linguagem cinematográfica pode estimular nossos alunos a participarem mais ativamente do processo de ensino aprendizagem.
Essa linguagem é apenas mais um recurso num universo que cresce e se desenvolve tanto quanto o mundo tecnológico e que deve ser aproveitado de forma intensa pelos educadores.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Tudo Tem o Seu Tempo!
De uma coisa podemos ter certeza:
De nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo previsto, mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer: mas qual é esse tempo certo? Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!!
Basta você acreditar que nada acontece por acaso!!!
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
Lembre-se que:
O universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma vontade de crescer...
De nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo previsto, mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.
Mas alguém poderia dizer: mas qual é esse tempo certo? Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!!
Basta você acreditar que nada acontece por acaso!!!
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.
Lembre-se que:
O universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma vontade de crescer...
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Sala de aula
O mau comportamento e o desinteresse por parte de alguns alunos são algumas das dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula. Muitos desses alunos são indisciplinados em decorrência da não imposição de limites por seus familiares. Os mesmos por sua vez, quando comparecem a escola é para a apresentação de trabalhos realizados por seus filhos apenas como observadores, sem posicionamento mais efetivo e crítico.
Para uma melhor comunicação com os alunos o professor deve utilizar uma "arma" valiosa: o diáligo e o respeito. O diálogo envolve o respeito, mostrando a eles a preocupação com suas opiniões e com suas atitudes, dessa forma, o profesor pode dar a assistência necessária ao ensino-aprendizagem.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Tecnologia em sala de aula
O uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, permite o trabalho multidisciplinar incluindo desafios que questione e amplie o conhecimento da turma, favorecendo o diálogo, a troca de experiência, e a oralidade e nessa exploração o aluno aprende a controlar melhor as alternativas que a ferramenta oferece.
domingo, 14 de novembro de 2010
LEITURA
A leitura é algo essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que enriquecemos nosso vocabulário, obtemos conhecimentos, raciocínio e interpretação. E torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, o hábito de ler, deve ser estimulado durante a infância, para que o indivíduo aprende desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.
A ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos da interpretação, da imaginação
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, o hábito de ler, deve ser estimulado durante a infância, para que o indivíduo aprende desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.
A ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos da interpretação, da imaginação
Assinar:
Postagens (Atom)
