BUSCAPE

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sala de aula

O mau comportamento e o desinteresse por parte de alguns alunos são algumas das dificuldades enfrentadas pelo professor em sala de aula. Muitos desses alunos são indisciplinados em decorrência da não imposição de limites por seus familiares. Os mesmos por sua vez, quando comparecem a escola é para a apresentação de trabalhos realizados por seus filhos apenas como observadores, sem posicionamento mais efetivo e crítico.
Para uma melhor comunicação com os alunos o professor deve utilizar uma "arma" valiosa: o diáligo e o respeito. O diálogo envolve o respeito, mostrando a eles a preocupação com suas opiniões e com suas atitudes, dessa forma, o profesor pode dar a assistência necessária ao ensino-aprendizagem.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tecnologia em sala de aula

O uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, permite o trabalho multidisciplinar incluindo desafios que questione e amplie o conhecimento da turma, favorecendo o diálogo, a troca de experiência, e a oralidade e nessa exploração o aluno aprende a controlar melhor as alternativas que a ferramenta oferece.

domingo, 14 de novembro de 2010

LEITURA

A leitura é algo essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que enriquecemos nosso vocabulário, obtemos conhecimentos, raciocínio e interpretação. E torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, o hábito de ler, deve ser estimulado durante a infância, para que o indivíduo aprende desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.

A ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba, de certa forma, nos excluindo dos acontecimentos da interpretação, da imaginação












TECNOLOGIA

Vivemos em tempos em que tudo é rápido, queremos respostas e soluções rápidas, então a tecnologia veio resolver o problema da distância e do tempo.

A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia também impôs uma mudança de comportamento do professor em sala de aula. A geração digital passou a exigir que o professor se interagisse e se atualizasse com os meios digitais. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. O papel do professor mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem. O problema é, justamente, adaptar a tecnologia ao conteúdo pedagógico.

Para orientar meus trabalhos em sala de aula criei um Blog, com o intuito de divulgar as atividades, subsidiar as pesquisas, principalmente incentivar a realização dos trabalhos de acordo com o que estava sendo proposto. Acredito que a atividade foi um sucesso, visto no blog ter sido amplamente acessado na escola e fora dela.

BLOG: agriculturainteratividade.blogspot.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reflexão: A lei do caminhão do lixo

Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando, de repente, um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós. O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara.



E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente. Assim eu perguntei: - 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital! '

Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo 'A Lei do Caminhão de Lixo”: Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva e desapontamento. A medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente.
Não tome isso pessoalmente. Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho,
em casa, ou nas ruas.

O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os seus
caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta para levantar cedo de manhã com remorso, assim, Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem. A vida é 10% o que você faz dela e 90% a maneira como você a recebe!

Tenha um excelente dia, uma ótima semana e livre de lixo!

Mensagem encaminhada pela internauta Claudia Moutran de Uberaba - MG.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Games na escola

Os jogos eletrônicos tendo o conhecimento do educador se torna mais uma ferramenta importante para facilitar o aprendizado.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como uma pessoa livre se torna escrava

Ao ouvir rumores de que existe serviço farto em fazendas, mesmo em terras distantes, o trabalhador ruma para esses locais. Alguns vão espontaneamente. Outros são aliciados por "gatos" (contratadores de mão-de-obra a serviço do fazendeiro). Estes, muitas vezes, vêm buscá-los de ônibus, de caminhão - o velho pau-de-arara - ou, para fugir da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, pagam passagens para os trabalhadores em ônibus ou trens de linha.
Há os "peões do trecho" que deixaram sua terra um dia e, sem residência fixa, vão de trecho em trecho, de um canto a outro em busca de trabalho. Nos chamados "hotéis peoneiros", onde se hospedam à espera de serviço, são encontrados pelos gatos, que "compram" suas dívidas e os levam às fazendas. A partir daí, os peões tornam-se seus devedores e devem trabalhar para abater o saldo. Alguns seguem contrariados, por estarem sendo negociados. Mas há os que vão felizes, pois acreditam ter conseguido um emprego que possibilitará honrar seus compromissos e ganhar dinheiro.